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Por Fabio Raimo | Instrutor da Outward Bound Brasil e National Outdoor Leadership School

* texto publicado originalmente no Caderno de Educação da OBB

Entre profissionais de outdoor adventure education os termos hard skills e soft skills são bastante conhecidos. Eles são usados para designar tipos de conhecimentos bastante distintos e complementares que os profissionais dessa área devem conhecer e utilizar.

No montanhismo, os hard skills são os conhecimentos, técnicas, experiência e habilidades que uma pessoa tem em cartografia; características, uso e manutenção de equipamentos; escalada; culinária de montanha; navegação; excursionismo de mínimo impacto; meteorologia; avalanches; cruzar rios etc. Hard skills dizem respeito as atividades físicas e técnicas para realizar atividades outdoor de maneira consciente e segura.

Desde crianças, nos ensinam diretamente muitos hard skills, como ler e escrever, guiar, operar eletrodomésticos etc. Para desenvolver e ampliar esse tipo de conhecimento, normalmente as pessoas observam, fazem cursos, praticam, acumulam experiência, lêem, estudam, praticam novamente etc. – passam pelo ciclo da experiential education descrito por Kolb de forma autodidata.

Já os soft skills dizem respeito as características pessoais e interpessoais de um indivíduo que são manifestadas na relação com outras pessoas. Talvez pudéssemos descrevê-las como técnicas sociais. Em programas que trabalham com pessoas e seus processos de desenvolvimento elas têm um papel muito importante pois as características pessoais e as relações entre as pessoas criam uma atmosfera de aprendizagem segura dentro do grupo onde novas visões sobre si mesmos e uma nova ordem social podem ser vivenciadas.

Já a aprendizagem e desenvolvimento de soft skills não é tão bem compreendida quanto a de técnicas mais “materiais”. Sem dúvida aprendemos sobre assuntos como liderança ou estratégias de tomada de decisão todos os dias, mas será que o que estamos aprendendo pode ser propositadamente aplicado para criar um ambiente social agradável, seguro, consciente e de crescimento? Experiências de vida que influenciam nossas atitudes ocorrem a todo momento, e cabe a cada indivíduo incorporar suas experiências de forma consciente para poder tirar o máximo proveito delas.

Como já vimos, há programas que proporcionam oportunidades para aprendermos e praticarmos hard e soft skills e talvez realizarmos grandes mudanças em nossas vidas através do montanhismo. Mas, tendo em vista tudo isto, e sabendo que a pessoa é o principal fator determinante da aprendizagem, como desenvolver essas habilidades e técnicas em nosso dia a dia?

John Graham¹ - montanhista, diplomata e diretor de projetos na área de desenvolvimento de liderança - compilou sua experiência e criou um instrumental muito valioso no qual indivíduos podem se basear para praticar e desenvolver outdoor leadership, em cada dia de suas vidas. Tudo o que é necessário é vontade, atenção e compromisso. Graham oferece as seguintes dicas, aqui resumidas, para que as pessoas possam assumir sua formação e desenvolvimento de solft skills de forma deliberada e consciente:

1 Graham, John. Outdoor Leadership - Technique, common sense & self-confidence. Seattle: The Mountaineers, 1997.

 
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Liderança

• Liderança é uma arte a ser aprendida com o tempo, não uma ciência que se aprende de livros.

• Liderança é um fator crucial e determinante para o sucesso ou fracasso.

• Não assuma que a liderança eficaz vai surgir do nada quando necessário.

• Liderança não é comandar pessoas - é liberar as pessoas para fazerem o que é preciso da melhor forma possível.

• Liderança é a capacidade de fazer um grupo vislumbrar objetivos comuns, com atenção e eficiência que não seria desenvolvida individualmente.

• Qualquer um pode ser um bom líder.

•Pense no treinamento de liderança como um investimento em segurança e eficiência.

• Treinamento de liderança beneficia tudo o que fazemos.

Atitude

• Como os outros vêm sua liderança - refletida pelas atitudes - faz muita diferença.

• Conscientize-se de sua posição de liderança e tenha consciência das suas qualidades e da situação que o colocam nessa posição.

• Tenha em mente que a liderança pode ser um papel solitário e impopular.

• Considere seu racional e seu emocional para analisar situações e tomar decisões.

• Acredite no potencial das pessoas.

• Não assuma que seu desenvolvimento como líder ocorre sem a prática.

• Não perca tempo devaneando sobre como você foi parar no papel de líder, quando esse for o caso, tenha convicção.

Planejamento

• Esteja apto física e tecnicamente; monitore e respeite seus limites pessoais.

• Mantenha seus equipamentos em perfeito estado.

• Organize-se: pesquise sobre o assunto; faça um plano - e mantenha-o flexível; peça ajuda quando necessário; tenha um sistema que o ajude a não esquecer os detalhes.

• Avalie os candidatos a participarem de expedições de forma realista e justa.

• Faça um inventário de situações especiais: físicas, médicas e sociais.

• Confira e reconfira tudo.

• Espere pelo inesperado.

Estilo de liderança

• Identifique seu estilo de liderança. Autenticidade é fundamental.

• Conheça as características de seu estilo e utilize-o da melhor forma possível.

• O estilo insensível e intimidador nunca é o melhor - ele mascara uma falta de confiança que trás muitos problemas ao grupo.

• Seja flexível. Estilos de liderança precisam se adaptar rapidamente a situações que estão sempre mudando.

Tomada de decisões

• Boas decisões são resultado da união entre pensamento analítico, bom senso e intuição.

• Preveja quais problemas aparecerão antes que tenha que resolvê-los.


Tente as seguinte estratégia de tomada de decisão:

# Pare, respire e pense;

# Avalie as opções, mesmo as menos convencionais;

# Obtenha o máximo de informação sobre cada uma delas;

# Defina os riscos e benefícios de cada opção;

# Escolha aquela cuja relação risco x benefício é a melhor;

# Implemente a decisão;

# Avalie e ajuste sua decisão conforme mudam as circunstâncias.

# Nunca deixe que um sistema ou a inércia decidam por você.

# Se você deu o melhor de si, não se arrependa de suas decisões.

Caring Leadership

• Liderança envolve uma preocupação genuína com os outros.

• Caring leadership é conseguir se colocar no lugar dos outros, é saber ouvir, é ser cuidadoso nas ações (não só nas intenções), é manter essa postura ao longo do tempo, é se abster de julgamentos, é reconhecer as contribuições dos outros e é saber cuidar também de si mesmo.

• Caring leadership é uma ferramenta muito útil para líderes: ajuda a criar uma atmosfera de segurança, ajuda a identificar problemas antes que eles se tornem maiores, ajuda a aproximar as pessoas e ajuda a lidar com conflitos.

Responsabilidade

• Assumir responsabilidades não diz respeito só a suas obrigações e compromissos. É assumir responsabilidade pelo seu impacto nas pessoas e em formar relações justas e positivas.

• Não só seus atos, mas seus pensamentos e sentimentos também, causam impacto. Preste atenção nos pequenos detalhes.

• Tenha consciência de que você nem perceberá muitos frutos de sua atitude de assumir responsabilidade.

• Assuma responsabilidade pela manutenção da integridade física do grupo, por auxiliá-lo a atingir seus objetivos e por propiciar uma experiência construtiva a cada indivíduo.

• Saiba assumir as responsabilidades de não estar em posição de liderança.

Comunicação

• Comunicação não se resume a organizar idéias e passá-las adiante. Também envolve bom senso, percepção do ambiente e assumir responsabilidade pelo seu impacto nas pessoas.

• Comunique as informações de forma correta e completa.

• Dirija a informação àqueles que necessitam dela.

• Escolha as formas adequadas de transmitir as informações. Quanto mais personalizada, mais eficiente.

• Comunique-se em tempo útil para que as respostas não sejam atrasadas.

• Confirme se o que foi entendido foi o mesmo que você queria dizer.

• Preste atenção a sua postura e linguagem corporal.

• Mantenha a comunicação o mais pessoal e aberta possível.

• Conheça sua audiência e as diferenças de entendimento que isso pode causar.

• Saiba ouvir bem e criar oportunidades para que isso ocorra.

• Sempre peça feedback, solicite que outros avaliem sua performance.

Espírito de equipe

• Formar espírito de equipe é reflexo de pensar com clareza, bom senso e de se importar com as pessoas, mas o elemento vital é conseguir criar e comunicar uma visão que inspire ações e que estimule cada um a dar o melhor de si.

• Uma boa equipe atua de forma coordenada, criando um efeito sinérgico.

• Escolha cuidadosamente os membros da equipe.

• Faça acordos sobre os objetivos e procedimentos que o grupo vai adotar.

• Reconheça as diferenças entre as pessoas.

• Delegue não só tarefas, mas autoridade e responsabilidade.

• Fomente a coesão do grupo criando uma atmosfera de confiança.

• Crie e compartilhe uma visão. Ela deve ser clara, concreta e positiva.

Resolução de conflitos

• Lembre-se que você é o responsável pelas suas reações e que conflitos são praticamente inevitáveis durante o convívio em aventuras na natureza.

•Procure identificar pré julgamentos e preconceitos existentes.

• Entenda que as causas reais que levam ao conflito raramente são as óbvias.

• A chave para a solução de conflitos é estabelecer confiança entre as partes.

• Conheça seu grupo e invista em se relacionar com as pessoas que talvez causem problemas.

• Se conflitos começarem a aparecer, use o clima de confiança criado como vantagem e procure por saídas fáceis.

• Se não houver saída fácil, faça ambas as partes terem consciência da causa real da discordância.

• Explore terreno neutro e pontos de concordância para resolver conflitos.

• Faça as partes traçarem um plano de como solucionar a situação.

Lidando com tensão

• A tensão é causada mais pelas coisas pequenas do que situações formidáveis ou dramáticas.

• Pare, se acalme e relaxe.

• Concentre-se em lidar com o momento presente.

• Não questione sua capacidade para lidar com as circunstâncias.

• Lembre-se: você está no controle de suas respostas emocionais.

• Procure saídas para a situação causadora de tensão.

• Faça um plano e o implemente. Crie o hábito de ter inércia para sair destas situações e não para ficar nelas.

• Lide com tensões que não podem ser evitadas adotando a postura de aprender a lidar com elas. Mude o foco de sua atenção da causa principal da tensão para outras coisas sobre as quais você tem controle.

• Prepare-se para a próxima situação. Quanto mais se aprende de uma situação, melhor podemos nos preparar para a próxima.

Ao olhar atentamente para a história do montanhismo, vemos que ela está ligada a descobertas. Sobre geografia, sobre fisiologia humana, sobre limites pessoais. Não são as montanhas que buscam essas descobertas, são os homens. O que move montanhistas é a sensação de estar tendo uma vida com mais significado nesse planeta Terra. Então vá, descubra quais são as montanhas de sua vida e relacione-se com elas. Não importa onde ou com quem, o que importa é como.
 
 
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